Related Posts with Thumbnails O blog do Rodrigo: A vida é uma só...

domingo, 21 de fevereiro de 2016

A vida é uma só...

Dois avisos:
- Não se trata de uma indireta, direta ou de uma finalização. É uma simples reflexão cheia de pequenas verdades. Uma oportunidade de pensar. Nós merecemos isso. 
- É um texto grande. Se quiser, vá para o último parágrafo. Ainda vai fazer sentido.



A vida é uma só...

Tempo não é dinheiro. Dinheiro é um bem calculável, onde deveria ser utilizado para facilitar nossa vida, e não nortear nosso pensamento, nossas metas. O dinheiro pode vir e voltar, basta nossa capacidade de gera-lo e principalmente administra-lo. Já o tempo, ele não volta. E perdemos mais tempo tentando recuperar o "tempo perdido" ao invés de ganhar tempo.

A vida é uma só...

E nos foi dada para aprendermos a conviver com o próximo. E se algo dá errado nessa relação, temos em um passe de mágica, como superpoderes infinitos em um videogame, o perdão, a compaixão e a solidariedade. Um dos maiores erros da humanidade foi querer aprender a guardar estes sentimentos e usar pouco, ao inves de aprendermos a abusar do seu poderio.

A vida é uma só...

E por incrível que pareça, ela é analógica. E por mais que o mundo fica cada dia mais digital e virtual, ela só serve para aproximar as pessoas e facilitar a sua vida. A internet foi feita para navegar, descobrir e unir pontos como é a palavra propriamente dita, mas ela não foi feita para mergulhar literalmente. O perigo que corremos é de parar no meio do oceano. E se não nos afogarmos, podemos ficar a deriva, sozinho, esperando uma viva alma para nos socorrer, o que pode não acontecer.

A vida é uma só...

E ela foi feita para amar. Um sentimento que conhecemos desde bebê, que ainda não sabemos nomear mas que vai crescendo dentro do nosso peito até o dia que ele amadurece. Existe vários tipos de amor. Pela tua mãe, teu pai, teus irmãos, teus amigos, amor ao próximo, aos animais, áquele que é o da tua vida, e também o amor próprio. Podemos amar todos eles, sem restrição. Mas só não podemos limitá-los e guardá-los. Diga aquela pessoa que tu ama ela, mesmo que ela já saiba. Diga "EU TE AMO" não somente nos momentos de alegria. Dizemos "EU TE AMO" no silêncio ao lado do momento de dor, de angústia, de saudade. Mas diga essas palavras mágicas, em caixa alta, antes que seja tarde.

A vida é uma só...

E ela é muito cara para gastar só com dinheiro, mágoas e rancores, na frente da TV ou vesgo e corcunda em frente ao celulares e tablets. Você pode estar perdendo tempo precioso ao lado de alguém que você mais ama e é amado. Plante essa sementinha do amor em solo fértil (e não por aí) e não se esqueça de regar, alimentar essa plantinha. E quando menos tu espera, tu és agraciado com os frutos desse cultivo. Mas se tu não regar, pode ficar sem fruto, sem sombra e sozinha debaixo dessa planta seca. Perdeu tempo e perdeu a oportunidade de ser feliz. E quando tu percebe...

A vida é uma só!


2 comentários:

  1. Lindas palabras Rodrigo! Eu gosto muito de seu filosofía.

    ResponderExcluir
  2. Palavras! Eu fiz uma mixtura de espanhol e portugués!

    ResponderExcluir