Related Posts with Thumbnails O blog do Rodrigo: Blogs & Blogueiros - Carlos Ribeiro

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Blogs & Blogueiros - Carlos Ribeiro

Há 4 anos eu publicava meu primeiro post aqui. Lembro que antes de publicar eu pesquisei sobre blogs de Porto Alegre, sem muito sucesso. Continuei procurando até que encontrei um post sobre o Centro Histórico da capital. Na hora virei um "seguidor".

Mais tarde, começamos a trocar e-mails até que surgiu o convite para eu também postar nesse blog. Na época eu fui o segundo a participar, hoje o blog conta com mais de 12 co-autores, de 9 países em 4 idiomas.

E agora apresento a entrevista com Carlos Ribeiro, do blog Vivendo Porto Alegre.


Entrevista

Nome do blogueiro: Carlos Ribeiro

Idade: 38

Porque teve interesse em criar o blog?  O blog surgiu como uma proposta para analisar a construção colaborativa em um ambiente não controlado - a Web -. Ele era uma sequência de um trabalho acadêmico para a disciplina Informação em Rede. O trabalho se chamava Falaí, e estudava a construção colaborativa a partir de fotografias sobre Porto Alegre, postadas em um álbum do Orkut (isso foi lá no início de 2010). No Orkut o ambiente era controlado. O blog, então começou como um blog fotográfico sobre Porto Alegre.

Como é teu blog?  É um blog coletivo que trata sobre a cidade de Porto Alegre e que passou por três momentos distintos: começou como um blog fotográfico; depois evoluiu para um blog coletivo, contando com a colaboração de grandes blogueiros de Porto Alegre, como o Rodrigo Moraes e o Jonas Atarão; e em um terceiro momento com a entrada de autores estrangeiros.

Qual é o diferencial do seu blog? Talvez o fato de ter tido até aqui a participação de 13 autores de vários países. Isso acaba se refletindo no conteúdo. Cada um escreve sobre o que pensa sobre Porto Alegre e no idioma que escolher: o blog até agora foi escrito em 4 idiomas.

Qual foi o primeiro blog que te interessou? O primeiro blog foi o Cena Canadense, do Claudio Tostes. Lembro dele porque foi uma sugestão que eu recebi da Embaixada Brasileira em Ottawa para uma troca de links entre os blogs. Isso lá em 2010, antes da Era Facebook. Parece que foi há tanto tempo... O Claudio e eu chegamos a trocar alguns e-mails sobre algumas ideias, mas depois que o Cláudio voltou para o Rio, o Cena Canadense parou de ser atualizado.

Recomende um blog. Bah! Apenas um blog? É difícil porque tem muito blog legal por aí. E é legal ver que os blogs estão recuperando o seu espaço na Web, com o crescimento vertiginoso do tumblr, com os indicadores do Technorati apontando para a profissionalização dos blogs, com pesquisas no marketing digital apontando que sites e blogs ainda são mais influentes do que as redes sociais, ... Enfim, respondendo à pergunta, um blog muito bem produzido é o Herro Genético, da Ana Zilio. Ela é portoalegrense e uma blogueira de alto nível: o design do blog é dela; o carregamento de página é rápido; o nome do blog é bem original [coisa difícil em se tratando da Web]; e o conteúdo muito bem produzido.

Deixe um recado para os leitores do Blog do Rodrigo. Em primeiro lugar, agradecer ao Rodrigo pela oportunidade. É uma honra muito grande estar ao lado de grandes blogueiros como o Rodrigo Moraes, Jonas Atarão, a própria Ana Zilio, entre tantos outros.
Em 2010 não havia muitos blogs e sites sobre Porto Alegre, diferente do que ocorre hoje, talvez muito em função da Copa. Mas quando eu penso em um blog com a cara da Redenção, realmente identificado com Porto Alegre, eu penso no Blog do Rodrigo. Então, o recado que eu gostaria de transmitir aos leitores do Blog do Rodrigo, é que participem com comentários, sugestões, porque tudo isso se constitui na essência de um blog. Para um blogueiro, um comentário faz uma diferença muito grande: é o reconhecimento de um trabalho de pesquisa, de leitura, às vezes saindo a campo para uma foto. E, no mais, desejar um grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário