Related Posts with Thumbnails O blog do Rodrigo: Ponte da João Pessoa

domingo, 9 de setembro de 2012

Ponte da João Pessoa

O porto-alegrense se orgulha por nascer e pertencer nesse pedaço de chão já não é novidade pelo mundo a fora. Temos nossos parques, a maior feira de livros a céu aberto, somos margeados pelo Guaíba (e não tente classificá-lo entre rio, lago ou estuário) e pelo melhor Pôr-do-Sol do Mundo. Bairrismo ou não, existe outra peculiaridade por estes pagos. Algo visto mas não percebido por muitos.

Há algum tempo, ouvi do pai de uma amigo uma curiosidade e que há tempos busco uma bibliografia para provar sua veracidade. Localizado no bairro da Azenha, a Ponte da João Pessoa possui cerca de 7 palmeiras-da-califórnia (Washingtonia filifera) plantadas na ponte por descuido, já que estava sendo plantadas no percorrer da Av. João Pessoa para as comemorações do Bicentenário de Porto Alegre, na década de 1940 (naquela época, se comemorava como data da cidade o ano de 1740 e não 1776). Algo diferente, tanto que é a única árvore plantada em uma ponte no mundo.

Se é verdade ou não, ainda não encontrei referencias (internet e livros) que a desmente. O fato é mais uma singularidade em Porto Alegre. 


Alguns links:
-CREA-RS - Ponte da Azenha
-Sala de Imprensa ASCOM



Exibir mapa ampliado

Um comentário:

  1. O Bruxo pois te digo que acredito ser verdade sim, quando eu fazia estágio na SMIC lá em 2005 e lá vai pedrada rsrs tinha o Sr., Manolo e tive que fazer uma apresentação em Flash pra ele, onde tinha essas palmeiras e então ele me contou essa mesma história que tu publicou.

    Abraço

    ResponderExcluir