Related Posts with Thumbnails O blog do Rodrigo: Pila

domingo, 27 de novembro de 2011

Pila

Dólar, Euro, Iene, Pesos ou Real. Não importa qual moeda está em alta no mundo. No Rio Grande do Sul nenhuma moeda vale mais do que o Pila (P$)!



Mesmo sendo representada em cédulas de Real, o Pila é uma moeda forte e exige um determinado comportamento de quem as possui:

1º) Não existe plural para Pila!
Não importa se tu compras 2 "cacetinhos" (quem rir da maneira que chamamos o pão francês - que nem francês é! - está convidado a se retirar do estado) ou "Faz o Rancho" (compra do mês, para "os mesmos"), tu sempre pagará em "Pila!" Ex: 1 Pila, 2 Pila, 3 Pila.

2º) O Pila é 'a' unidade de medida
Quando vamos ao armazém (mercearia, "gringada!") para comprar "frios", erva-mate e outros produtos "a granel", a unidade de medida não é peso, mas sim o próprio Pila. Ex: "Me dá 5 Pila de erva, 2 Pila de queijo e 2 Pila de presunto."

3º) Não se fraciona o Pila
Mesmo quando adquirimos algo e o valor não é inteiro, respeitamos a integridade de nossa moeda. O Pila é inteiro, inquebrável e indissolúvel. Mesmo no conceituado "$1,99" não se usa o Pila e os centavos. Ex: Um Pila e noventa e nove centavos.

Seja Gaúcho ou não, se queres comprar algo por estes pagos sem maiores constrangimentos é melhor seguir estas orientações.

2 comentários:

  1. Mah tchê, essa tua foto é de uma cédula pirata, só pode, ali diz Banco Central de Munaya??? Maz daonde isso?

    Quem imprime os Pila não é o Banrisul?

    ResponderExcluir
  2. rsrsrs, o meu o post du ka**** a 4 d++++
    Me extrebuchei rindo aqui disse tudo galo véio.

    Abraço da querencia, rsrsr.

    ResponderExcluir