Related Posts with Thumbnails O blog do Rodrigo: Passeio das Quatro Estações

sábado, 24 de março de 2012

Passeio das Quatro Estações


Uma cidade é físicamente formada por ruas, bairros, casas, prédios e outras edificações. Sua alma está em seus habitantes, que movimentam e dão a identidade a região. A harmonia entre o “físico” e o “humano” resulta no sucesso de uma cidade! De nada serve um monumento (demonstrando um fato ou um marco e uma localidade) sem o envolvimento cultural daqueles que o frequentam. Esta idéia foi a base para a criação do projeto de lei que complementou o Viaduto Otavio Rocha, a criação do “Passeio das Quatro Estações”.



Este projeto aprovado há 3 anos pela Comissão do Viaduto Otávio Rocha, e traz para o monumento (importante construção do Plano Diretor, no inicio do século XX) o resgate de sociabilidade de seus transeuntes e comerciantes. Sua finalidade foi nomear os quatro pavimentos do viaduto, entre a rua Duque de Caxias com as ruas Fernando Machado e Jerônimo Coelho, com o título de passeio de cada estação.



O projeto (encabeçado pelo vereador João Antonio Dib) virou lei de número 10541/2008 no dia 19 de setembro de 2008, pelo então prefeito João Batista Link Figueira.








No meu ponto de vista, esta lei é de alçada complementar, pois não traz nenhuma objetividade de infra-estrutural, seja com os comerciantes, moradores ou aos (milhares de) caminhantes, mas sim na identidade do local, o que é um ponto positivo, para um entusiasta de nossos monumentos.



Documentos:
*Projeto de lei, aprovação no diário oficial e croqui com localização dos passeios;
*Outras fotos
Fontes:
*Site da Câmara municipal de Porto Alegre;

Nenhum comentário:

Postar um comentário