Related Posts with Thumbnails O blog do Rodrigo: #BlogProgRS

segunda-feira, 30 de maio de 2011

#BlogProgRS

Aconteceu neste final de semana (27 a 29 de Maio) o 1º Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do RS, na Câmara Municipal de Porto Alegre. O encontro teve como assunto abordado “a utilização da internet como instrumento para a democratização da comunicação”.

blogprogrs

Mas não quero falar da programação, mas sim da minha percepção. Quando me inscrevi, acreditei que fosse apenas um encontro, com palestras e debates em salas em algum lugar. Mas foi impressionante a estrutura disponibilizada pelos organizadores. Desde o local, o Plenário Otavio Rocha, com mesas (dos vereadores em plenário) e auditório para 300 pessoas, e acesso a internet por Wi-Fi!

Outro ponto (muito) positivo foi a equipe de palestrantes e debatedores. @BlogdoMiro, @MarceloBranco, @renato_rovai, entre outros. Foi discutido desde Copyleft, Democracia e Justiça Social, exemplos positivos de distribuição de internet pública no estado. Fora as oficinas!

Depois deste encontro, aumentou minha percepção de blogueiro. O quão importante publicar o post e o que já foi feito recentemente via Blogs e Twitter, como nas eleições presidenciais e no Egito. Isso aumentou a minha vontade de continuar postando.

@ideiasdoguri

Abraço.

Fotos do envento (do @BlogProgRS)

2 comentários:

  1. Olá, Rodrigo!
    Vim retribuir sua visita ao meu blog e te agradecer por acompanha-lo, fiquei muito feliz em saber.

    Tb adorei o seu espaço e poder acompanhar as suas idéias será mto bom. Com certeza tb virei te visitar mais vezes. Já estou te seguindo!

    Que máximo este encontro, que n deixou de ser uma ótima oportunidade para discutir assuntos importantes e consequentemente trocar opiniões e aprender.

    Um forte abraço!

    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu pensei em participar do encontro.
    Achei estranho a obrigatoriedade de informar CPF e RG no ato da inscrição.
    Postei no Twitter minha dúvida e nenhum dos organizadores respondeu meu questionamento.
    Eu não tenho nada a esconder, muito pelo contrário, mas acho que um encontro de blogueiros em um evento com um perfil de esquerda não deveria incluir no formulário um simbolo do capitalismo (no caso, o CPF).
    Poderiam ao menos ter esclarecido o objetivo de coletar informações sobre os blogueiros participantes.
    Outra coisa que me desestimulou a participar é a forte inclinação política do evento. Eu tenho militância política na esquerda há anos, não sou contra um movimento deste tipo, se querem fazer um encontro de blogueiros de esquerda, sem problemas, acho ótimo.
    O problema é que a blogosfera é muito (mas muito maior) do que reduzir uma iniciativa tão importante como essa (unir os blogueiros) em torno apenas do fator político.
    Achei a programação muito conservadora. Ou seja, não trouxe nada de novo.
    Tratou a questão do Egito que para mim é chover no molhado, pois todo o blogueiro sabe como se deu
    Veja bem, para quem realmente vive a blogosfera, ia se interessar bem mais se o encontro abordasse questões que dizem respeito à própria sobrevivência da blogosfera em si!!
    Tem uma guerra virtual bem na nossa cara, Google versus Facebook, com a Microsoft por trás disso, e eu não vi uma linha sequer na programação do evento abordando essa perspectiva.
    Amigo, essa guerra diz respeito à blogosfera! Se o Facebook conseguir o que quer, ele vai esvaziar a blogosfera.
    Nós somos 200 milhões de blogueiros no mundo inteiro. É muito fácil denunciar as bárbaries no Egito ou em qualquer outro país fora do eixo capitalista, mas o difícil é se posicionar e partir para um posição de enfrentamento em relação a essa grande máquina de espionagem que é o Facebook!
    Não morro de amores pelo Google, mas no momento me parece, dos males o menor. A esquerda está calada porque os hackers chineses (leia-se o governos chinês) estão do lado do Facebook e do Pentágono.
    Essa discussão deveria estar na pauta de um encontro de blogueiros.
    Meu comentário parece uma crítica velada de direita, mas pode ter certeza de que não é. Tenho uma trajetória de militância na esquerda, tendo sido inclusive membro do DM do PT de Viamão, e teria ficado muito feliz em analisar as relações que se deram durante as eleições presidenciais do Egito, além de outras discussões como o papel da blogosfera enquanto alternativa às grandes redes tradicionais de (contra)informação.
    No entanto eu esperava bem mais, além de uma representatividade maior na mesa e no perfil dos palestrantes, que refletisse a grandiosidade da blogosfera brasileira. Eu não lembro, mas quantos blogueiros do diHITT palestraram no evento? Alguém do Colméia participou?
    Essas são críticas construtivas de alguém que vê a importância deste evento e que vê perspectivas de ele se tornar ainda maior, mas para isso precisamos de uma comissão organizadora mais plural, para que o evento se aproxime ainda mais da pluralidade da blogosfera.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir