Related Posts with Thumbnails O blog do Rodrigo: Use a vírgula

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Use a vírgula

Você sabe sabe para que serve a vírgula? Na Wikipédia (Enciclopédia livre) nos dá a definição de "sinal de pontuação cuja função é indicar uma pausa e separar membros constituintes de uma frase." 


Ora, a definição todos (deveríamos ter) aprendido na escola. Ou ainda, na leitura, aprendido no desenvolver da leitura. Mas o fato é que muitas pessoas ainda não sabem utilizar (ou não conhecem) a pobre vírgula...






Eu li, no livro "Anais da Província-Boi" de Luis de Antônio Assis Brasil, um conto que, sinceramente, me deixou sem ar! Não se trata de nenhuma história chocante, inesperada, ou até surpreendente. O texto (de meras 75 linhas!) de parágrafo único, continha apenas três pontuações: Um ponto no meio do parágrafo, um ponto final e uma vírgula! O título não é menos anaeróbico:


"Tradução da carta que escreveu Giuseppe Formolo, músico, a seu irmão na Itália (respeitou-se a forma como foi escrita e deixou-se no original o que pareceu mais expressivo)"


Isso me lembra as histórias de quando os gregos, na antiguidade, consultavam o Oráculo para consultar sobre o sexo da futura criança, e ouviam das Pitonisas era: "Menino não mulher"! Ora, dependendo de onde empregar a vírgula, pode ser masculino(Menino, não mulher) ou feminino(Menino não, mulher!).


Procurando pela net, encontrei uma campanha da ABI (Academia Brasileira de Imprensa) sobre o uso da vírgula, onde vale a indicação:





Comentem o que vocês acharam!


Quer receber atualizações do blog via  SMS s/ou e-mail de GRAÇA! Então cadastre-se já!

4 comentários:

  1. Bha vídeo muitooo legalll, simples porem mega informativo.

    ResponderExcluir
  2. Não tem como disponibilizar o texto para leitura? Aqui pelo blog, ou algum link?
    Aguardo...

    ResponderExcluir
  3. Hoje, as maiores dificuldades com a virgula que encontro é no msn. Junto com a abreviação das palavras veio o suprimento da pontuação, dentre eles os que mais fazem falta a virgula e a interrogação. Hoje, eu evito assuntos importantes (criticos por sinal) pois a pessoa pode não usar corretamente uma virgula e eu intender errado e acabar tudo em uma confusão.

    Outro problema que encontro, é o fato de as pessoas estarem tão acostumadas a não usar que praticamente ignoram a virgula quando vão ler, intendendo errado, mesmo a virgula estando lá.

    ResponderExcluir