Related Posts with Thumbnails O blog do Rodrigo: Feliz Aniversário Porto Alegre!

sábado, 26 de março de 2011

Feliz Aniversário Porto Alegre!

Porto dos Casas, Porto dos Dorneles, meu Porto Seguro... Porto Alegre.



Eu não deveria escrever hoje, pois é perigoso quando as palavras são ditas com emoção (ao invés da razão). Mas hoje é aniversário desta minha cidade, e uma coisa é certa: Tenho que escrever sobre ela, e não sei escrevê-la sem emoção. Então...

Porto Alegre é uma cidade sobre uma nuvem de nostalgia. Me arrisco dizer que é assim desde 1769 (!!!), quando José Marcelino Figueiredo, o Sepúlveda, assentou residência neste solo, e tão logo pôs este pequeno Porto dos Casais, capital da capitânia. A troca de nome, ao longo do tempo, por sua influência, trocou o nome á Porto Alegre. Nostalgia onde? Portalegre (junto mesmo), na divisa entre Portugal e Espanha, é a cidade onde Sepúlveda viveu boa parte de sua vida (aí uma homenagem a a sua saudosa terra). Diz a história, que quando Sepúlveda voltou para Portugal, viveu tristonho e desolado, com "nostalgia de Porto Alegre".

Porque trago este trecho (pouco conhecido) de nossa história? Pois vivi esta nostalgia quando morei 5 anos longe daqui. Poderia ser apenas 150 km, mas vinha apenas 2 ou 3 vezes ao ano, visitar meus amigos, familiares.

A Redenção, o Gasômetro, O Pôr-do-Sol no Guaíba, o Mercado Público, os sebos, as gurias... Eu ficava no meu quarto de paredes de madeira, pintado em amarelo "gema", toda lisa. Nela eu refletia estes lugares.

Mas hoje estou de volta. E procuro viver cada momento neste solo, que para mim (desculpe Meca e seus lugares semelhantes), é meu solo sagrado.

Então, a todos que vivem esta cidade (e não apenas quem vivem "nela"), um Feliz Aniversário!

5 comentários:

  1. Lindo. Entendo totalmente teu sentimento. Estou há sete anos longe do meu lindo Porto, e tudo que desejo é poder estar de volta a esse solo querido. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho que tu falas por todos os blogueiros que amam Porto Alegre ao publicar esta bela postagem!

    Parabéns pelo blog e grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fala Rodrigo,
    Estive em Porto Alegre apenas uma vez. Faz tempo, foi em 1984. Cidade bonita e acolhedora. Viajei por várias cidades do Rio Grande do Sul.
    Fantástico!
    Você tinha mais é que homenagear mesmo a sua cidade.
    Grande abraço e ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  4. Deosolivre, chego a me umidecer os olhos com suas palavras, e concordo plenamente na nostalgia, ao caminhar pela rua da praia, e ali imaginar quando ela realmente era praia, ao passar pela biblioteca pública e lembrar a primeira vez que me bandiei pelo centro. Uma nostalgia de saber que no futuro me lembrarei deste momento da 'adolecencia' e pensar...

    Aaaa o tempo que eu caminhava por aqui pensando em onde irei morar sosinho nesta zona nostálgica.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Porto Alegre é d+ Só o nome por si só já diz tudo!
    Não existe outro lugar melhor do que aqui, nossa cidade tem uma música linda que amo ouvir, minha música preferida...

    Porto Alegre é que tem
    Um jeito legal
    É lá que as gurias etc... e tal

    Nas manhãs de domingo
    Esperando o Gre-Nal
    Passear pelo Brique
    Num alto astral

    Porto Alegre me faz
    Tão Sentimental
    Porto Alegre me dói
    Não diga a ninguém
    Porto Alegre me tem
    Não leve a mal
    A saudade é demais
    É lá que eu vivo em paz

    Quem dera eu pudesse
    Ligar o rádio e ouvir
    Uma nova canção
    Do Kleiton e Kledir

    Andar pelos bares
    Nas noites de abril
    Roubar de repente
    Um beijo fadio

    Porto Alegre me faz
    Tão Sentimental
    Porto Alegre me dói
    Não diga a ninguém
    Porto Alegre me tem
    Não leve a mal
    A saudade é demais
    É lá que eu vivo em paz

    Porto Alegre me dói
    Não diga a ninguém
    Porto Alegre me tem
    Não leve a mal
    A saudade é demais
    É lá que eu vivo em paz

    Porto Alegre é demais!

    ResponderExcluir