Related Posts with Thumbnails O blog do Rodrigo: Gentileza

domingo, 23 de janeiro de 2011

Gentileza

Gentileza - Delicadeza, educação, elegância. O significado é bonito, mas a prática parece ser difícil. Mas porquê o gesto é tão complicado? Será que não temos oportunidade de agir? Duvido!


Me coloco como cobaia: Estou atualmente com a mão direita enfaixada, uma luxação no dedo minimo e sua imobilização temporária. Em um ônibus, lotado, estava com dificuldade de me segurar, pois segurava também uma sacola com três livros - o resultado da caçada na Feira do Livro. Uma ótima oportunidade para uma gentileza. Mas ninguém naquele "coletivo" foi capaz de perceber. 






Mas se ninguém viu, tentei dar um exemplo: Faltando 10 minutos para chegar em casa, um assento em minha frente vagou, e vendo uma mulher, aparentemente saudável, mas com aspecto de cansaço (detalhe: com uniforme), ofereci a ela o lugar. Ela aceitou. Um exemplo de gentileza? Parece que ainda assim não o fez multiplicar.


Digo, pois ela não agradeceu, e tão pouco ofereceu-se a segurar minha "leve sacola"(que para mim, não estava tão leve assim após 40 minutos de viagem!).


Fui trouxa? Idiota? Otário? Não, como dizia Ésopo, "nenhum gesto de gentileza, por menor que seja, é perdido." Ainda continuo segurando mochilas e sacolas para quem está em pé. Também cedo minha janela, e vou para outro banco para que algum casal, para que uma mãe e filha, enfim, possam estar juntos no trajeto da linha. 


Faço isso, pois compro a idéia que minha tia contou (e porque não dizer "educou"): "Porque as pessoas não não tratam os outros como gostariam de ser tratadas?" Nossa rotina já é dura por sua natureza, amenizar este estrago, deveria ser nossa obrigação moral. 


Se, como o Profeta Gentileza clamava, "Gentileza gera gentileza", é verdade, eu não sei, mas que o exemplo é válido, isso é!


E você: "Quando foi seu último ato gentil?"



7 comentários:

  1. tem horas que da vontade de chutar o povo do onibus !

    bando de gente sem educação pra nada !

    mas tambem vc compra livros pra trazer no onibus com a mão machucada ?

    e vc tambem hein !!!

    beleza vai lá no meu blog assim que puder 1

    http://universovonserran.blogspot.com - As vezes você não consegue fazer tudo sozinho..

    ResponderExcluir
  2. Pois é Rodrigo... as pessoas, de um modo geral desconhecem o significado do que é ser gentil. Não exercem a gentileza. E quando fazemos nossa parte, somos tachados de "idiotas" e "otários".

    "Não faça aos outros o que você não quer que seja feito a você"... Renato Russo cantou essa frase numa de suas canções...

    Enquanto pudermos, vamos fazendo nossa parte, sendo gentis estamos fazendo bem pra nós mesmos.

    Abraços!

    Ps: conheci sua cidade em dezembro e adorei!

    ResponderExcluir
  3. Mas bah guri! rss Sua cidade é ótima! Curti muito! Fui com meu marido, que é seu conterrâneo, porto-alegrense! Pena que foi uma viagem rápida, ficamos poucos dias em Porto Alegre e depois fomos pro interior de Santa Catarina. Mas certamente irei mais vezes e pretendo conhecer a cidade a fundo!

    Obrigada pelo comentário... é muito bom ver o resultado de um trabalho feito pelas nossas mãos, não é mesmo?

    Abraços e tenha uma boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por ter me "anexado"..rsrs..

    ResponderExcluir
  5. É verdade é complicado o ser humano, mas ainda bem que existem pessoas que valem a pena..
    =D

    ResponderExcluir
  6. Esses dias foi com me namorado em um rodizio de pasteis, na Zona Sul.

    A menina que trazia os pasteis pra nos, devia ter uns 16, 17 anos, e olhe la.
    Mas enfim o fato é que nós temos o abto de quanto eles vem trazer um novo sabor pra nos, nos agradecemos, é um abto. E podemos nota que nas primeiras vezes em que agradecemos a menina olhou para nos com um ar de espantada, algo que nos chamou a atenção.

    Mas pq ela ficou surpresa? Nada mais natural, que ser gentil com alguem que esta te servindo.

    Mas sabemos que uma grande maioria (nada desconsideravel), não tem esses mesmos gestos de gentileza!


    Bjuz!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Guri,

    Aqui em Natal, sem falsa modéstia, me sinto uma pessoa bem gentil!
    Afirmo isso com certeza porque as pessoas daqui tem um certo impedimento quando a questão é gentileza.
    Muitas vezes meus amigos já me olharam com aquele olhar de "ãn? o que vc ta fazendo?", quando por exemplo eu ofereci meu lugar no ônibus lotado à um idoso.
    Mas, ainda assim, acho que gentileza gera gentileza!
    Vale a pena pratica-la, SEMPRE. Todos os dias.

    ResponderExcluir