Related Posts with Thumbnails O blog do Rodrigo: Viva o Centro a Pé - Cemitérios da Santa Casa e Evangélico

domingo, 25 de abril de 2010

Viva o Centro a Pé - Cemitérios da Santa Casa e Evangélico

Manhã cinzenta de sábado. Lá fora, a fina chuva e o ar frio - característico do Outono - contrastavam com minha cama quente. Um ambiente ótimo para... Uma caminhada!

Ontem aconteceu mais uma caminhada orientada organizada pela Prefeitura de Porto Alegre. O tema foi Cemitério da Santa Casa e cemitério Evangélico. Um passeio bem legal no qual foi (muito bem) guiado pela pesquisadora de artes funerárias e mestranda em artes visuais Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho.

Ela nos demonstrou significados e curiosidades sobre monumentos nos túmulos e um pouco da história de nossa capital. Vale destaque a presença de dois cemitérios no "dentro da Capital", quando o então Barão de Caxias ficou repugnado com as condições destes e os transferiu para o "Colina Melancólica" (Alto da Azenha), muito aquém dos muros que cercavam a cidade.



Segue um pouco deste passeio:

A Melancolia

O Desespero e a Consolação



































O túmulo de Plácido de Castro (Detalhe: A estátua da justiça com os olhos destapados e com a espada apontando para a balança pendendo para um dos lados e o leão com a cara de surpreendido demontram a forma do assassinado do herói gaúcho em terras acreanas - inscrição ao lado)

O "Altar da República" - Com detalhes positivistas e símbolos republicanos (Túmulo de Pinheiro Machado)

Infelizmente eu sai antes (razões trabalhistas). A caminhada se estendeu ao Cemitério Evangélico. Mas recomendo o passeio (este e os outros que o Viva o Centro a Pé realiza). Eu estarei lá, e vocês?

Abraço!

Links:


4 comentários:

  1. Bah que legal!!!

    Isso me lembra um comentário que surgiu quando eu e um amigo meu ficamos sabendo que a Santa Casa de Misericórdia, avia sido construída fora dos limites de Porto Alegre, por que era considerado um local de sujeiras e não poderia ficar junto à população!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Obrigado pelo elogio. Eu costumo, sempre que posso, ir no Viva o Centro a Pé. É de lá que tiro muitas referências para tanto o Casa Aloys quanto o ArquivoPOA.

    Gostei do seu blog e achei bem interessante teu post sobre a visita. Conseguiu capturar bem a atmosfera do ambiente.

    É isso ae, forte abraço e nos vemos nos passeios!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelo post Rodrigo, adorei!! Ficou bem ilustrativo! Te espero para o próximo, no são Miguel e Almas.

    Abraços,

    Luiza.

    ResponderExcluir
  4. Bueno, cemiterio não é lugar de ter medo, chega a ser cultural, tem até mensões de como o pinta morreu, chega a ser instigante.

    A caminhada em si, mesmo que fale por locais ja falados, é sempre um novidade. E a galera que junta, revela o quanto de gente sedenta por cultura ainda se existe.

    ResponderExcluir