Related Posts with Thumbnails O blog do Rodrigo: Mitologia Grega

domingo, 23 de agosto de 2009

Mitologia Grega

Complexo de Édipo e Eléctra, París, Olimpíadas, nomes dos planetas e o cão, do filme Harry Potter. O que têm em comum? A Mitologia Grega!
Quem não ouviu falar em Hercules, Zeus e cia? Quando pequeno, ouvia falar sobre estes e outros poucos e não via conexão neles. Até que em um pós Reveillon (me lembro que era do ano 2000), meu tio começara a falar sobre a lenda de Ícaro e seu pai Dédalo, os construtores do labirinto do Minotauro. Desde então, comecei a ler sobre o assunto.
Foi o primeiro tipo de leitura em que dediquei. No mesmo ano, dedicava alguns períodos vagos na escola, o que era seguido, na biblioteca pesquisando na "Barsa" sobre alguns mitos e personagens. Um tanto nerd? Talvés, mas nada como desbravar algo novo já inseridos em nossas vidas.
A mitologia grega é fonte de muitos termos utilizados hoje. Recordo de um livro que li a respeito, Mitologia Viva, de Viktor Salis, vi o tão tênue é a semelhança dos mitos com nossa rotina. E o que me atrai é a semelhança nos pecados
cometidos por deuses, tão mortais como os nossos, sem mencionar o fato "Deles nos invejarem", pois cada dia pode ser o último. Não é motivador?
Hoje, não é meu tema mais presente, me dedico a outros, mas é sempre bom relembrar, tal como foi no filme Tróia, que assisti como se fosse a primeira vez, quando cheguei em casa. Sem mencionar que meu desenho predileto, quando
criança, eram Os cavaleiros do Zodiaco. E meu jogo de estratégia preferido foi Age of Mithology (sem mencionar que já morei em Partenon). Bueno, é perceptível que falar de Mitologia Grega, é "meu calcanhar de Aquiles".


p.s: Foto da deusa Têmis (deusa grega guardiã dos juramentos dos homens e da lei), no prédio do Palácio da Polícia na praça da Matriz. E sem falar do meu irmão caçúla, que me questionou o filme inteiro se o "deus Ares" fosse aparecer.

2 comentários:

  1. Te aconselho o Livro as 100 (ou é mil?)
    melhores histórias da mitologia Grega.
    É um dos melhores que já vi.

    Ta na hora de mudar essa enquete

    ResponderExcluir
  2. Bueno.

    Temos que admitir que a mitologia grega está em nossa volta e nem percebemos. Geralmente em algo que tem o nome de sua origem em algumas dessas palavras. O mais interessante, que na maioria das vezes não são dados esses nomes por serem "legais" e sim, existe algo relacionado entre ele e a origem do nome na mitologia grega.

    Não sou um exemplo de pessoa interessada por mitologia grega, deixo isso a você, mas é uma materia que poderia ser dada melhor na escola.

    ResponderExcluir