Related Posts with Thumbnails O blog do Rodrigo: Viva o Centro a pé - Palácios

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Viva o Centro a pé - Palácios

Creio tenho mostrado aqui no blog a minha adoração por Porto Alegre e seus pontos turísticos. Já morei fora daqui e sempre defendi a cidade daqueles que só viam-na violência e super-população. Quando cheguei aqui, sempre procurei organizar "voltas e bandas" pela cidade e comigo sempre trouxe alguém interessado pelo mesmo gosto: desfrutar o que é nosso!

Conto com um bom grupo, e deles vêm algumas idéias. Já li certa vez sobre um grupo que organizava caminhadas pelo centro da cidade sempre com uma rota e um guia específico. Mas quem trouxe esta 'voltiada' foi a Tamy, que organizou e reservou nosso passeio: Viva o Centro a Pé conta com o apoio da prefeitura e guiado por profissionais vinculados na rota agendada.

O acompanhado foi uma rota pelos Palácios do centro, guiado pelo professor de arquitetura, Cláudio Calovi: A Cúria da Catedral (que muito me instigava entrar), a sede administrativa eclesiástica do estado. Com uma escadaria de respeitar e com um um belo pátio central (com direito a um senhor perguntando quem sabia onde era a Praça do Portão, humpf - Eu preciso fazer um post de lá).

Seguimos para o Palácio Piratini, onde conhecemos o Salão Negrinho do Pastoreio com seu estilo assimétrico (bem interessante!) e conhecemos os dois carros que estão expostos no palácio: Um Ford T que foi comprado pelo governo e ficou sem uso até que um preso, que sabia conduzir, ficava durante o dia ensinando uma pessoa e à noite voltava para a prisão. O outro é um carro fabricado pela Stultz Car Company que pesa mais de 3 toneladas feito de ferro, até hoje é utilizado pelo governante no desfile de "20 de Setembro".

Continuamos pela Duque de Caxias e rumamos para o Solar dos Câmaras, no qual já ouvira o Guilherme falar. Esta é "o prédio residêncial mais antigo de Porto Alegre de pé até hoje", onde já residiram o Visconde de São Leopoldo e o Visconde de Pelotas.

Não preciso sequer recomendar, pois o roteiro por si só é convidativo, e o próximo é sobre o Bairro Moinhos de Ventos, reservem seus lugares! (e me avisem para levar água para o mate!).

Fotos no Flickr!

3 comentários:

  1. "comigo sempre trouxe alguém interessado pelo mesmo gosto: desfrutar o que é nosso!" Isso foi uma indireta!?!? hehehe

    Pois saiba que eu já conheço o centro de poa de cabo a rabo!!! hehehehe

    Mas tri a sugestão! Tem bastante disso por aqui. Cidades grandes aqui tem o Free Tour. É um pessoal que voluntariamente mostra as cidades pros turistas...

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. POrto ALEGRE É DEMAIS.......
    Nada melhor do que conhecer nossa cidade

    ResponderExcluir
  3. bueno, não vou comentar sobre o post nem a voltiada, vou me prender em algo especifico, que por minha felicidade em ver ( e saber ) me rendeu uma conversa com uma guria integrande do grupo.

    O governo tem um exemplar de um Ford T, tchê, é um Ford T, pata quem não sabe é o primeiro modelo de veiculo fabricado em série por Henry Ford, criando um modelo totalmente novo de fabricar coisas ...

    ResponderExcluir