Related Posts with Thumbnails O blog do Rodrigo: Um Gigante Centenário!

sábado, 4 de abril de 2009

Um Gigante Centenário!

Sexta-feira, 3 de abril de 2009. Eu na última contagem antes do centenário colorado, no qual passo todos os dias rumo ao meu trabalho, vejo diariamente o letreiro-eletrônico em frente ao Estádio beira-Rio: Falta 1 dia para o centenário colorado. Nos "ritos finais da rotineira labuta", ouço minha colega Gisele, colorada, que apartir das 23h30 do mesmo dia será realizada uma queima de fogos de artifício em comemoração ao centenário. Que massa! Comentei. Diante disso ela me convidou, o que não tive coragem de rejeitar. Enquanto caminhamos a distância entre o gigante da Beira-Rio e meu trabalho, ela também comentou sobre a caminhada centenária que começaria á 3 quadras de casa, na praça Sport Club Internacional, o que me atraiu a curiosidade, mas me preoucupou o horário, pois logo mais minha rotina logo retornaria. Chegamos ao estádio, esperamos o marido dela que logo chegou, mas nesse tempo de espera, meu tio, que algum tempo não revia, aparece com esposa e cunhado, fardados, e comentaram que iriam para a caminhada. Foi como uma pequena faísca caísse em um pano encharcado de algo inflamável. Combinamos de nos encontrar próximo do local de partida da caminhada. Após começou a queima dos fogos de artifício ao som de cantos da torcida e da bateria. Um show!
Fomos embora, mas no dia seguinte tinha uma caminhada!Preparei o mate e me lancei ao ponto de encontro, onde estavam me esperando meu tio e Cia. A praça lotada, com um caminhão agitando os presentes, até que começa, com participações políticas, como o prefeito José Fogaça e seu secretário do meio ambiente, onde confirmam a adoção desta praça aos cuidados do clube. Porque esta praça? Pois foi o local do primeiro campo do clube, com 4 hectares, a "centésima" adoção na atual gestão. Em seguida, Renata Fan, Kenny Braga, Manuela, Larry, Claudiomiro, Nilson, Valdomiro e toda a turma, rumaram no itinerário programado, ao som de hinos da torcida (aprendi algumas), do clube e narrações de gols históricos da centenária trajetória.

Com direito a queda de cuia, refeita caminhando, "feito cavalo", e em frente ao IPERGS, o momento da fotinho "em família", que naquele momento era de n mínimo 16 mil pessoas:
Por fim, caminhei até o Shopping Praia de Belas, pois estava atrasado para o diário labuto, mas eles continuaram, e no fim da caminhada o show com Ataque Colorado, que ganhou no mesmo dia o prêmio de Disco de Ouro pela venda de mais de 50 mil discos.

Mas o final de semana mágico que foi o do centenário, tinha ainda mais um presente. Em 1909,
quando surgiu o clube, qual foi o primeiro jogo? O fatídico Grenal do 10 x 0! Nada como recomeçar um novo centenário justo com qual jogo??? Contra quem? Ah! Grenal valendo as quartas-de-final do gauchão! Não consegui o ingresso, mas fui acompanhar em um bar, com a camisa nova, para um centenário novo, e começo espetacular: 2 x 1! Indio deu números finais, ele que nos últimos grenais tem carimbado o placar. Alma lavada e realizada! É colorado! É campeão de tudo! É emocionante!









Nenhum comentário:

Postar um comentário