Related Posts with Thumbnails O blog do Rodrigo: A razão desse espaço

sábado, 7 de fevereiro de 2009

A razão desse espaço

A minha idéia original de blog era de contar aquilo que me interessa que é a história de minha cidade natal, mas não a história dita geral, como é exposta no ensino fundamental, mas, sim, de pessoas e fatos que nos trazem a história real, com alguns detalhes não tão divulgados como a história estrangeira.
O que quero dizer é que nos é conhecido e divulgado motivos e os mais destintos fatos das grandes guerras mundiais, no qual questiono o nome, pois de mundial só teve a repercussão, pois se tratou de interesses bem definidos e particulares, nenhum pouco mundial. E a história 'deles', que nos atingiu apenas pela ambição de poder.
Por isso que procuro conhecer o daqui, o regional, o que em nossos prédios (prédios esses que podem ser até o que trabalhamos, estudamos ou até moramos) estão expostos nossa história, o que em vias públicas estão pessoas/datas/fatos que contam timidamente um pouquinho do que nos é contruido na cidade e que não tenhamos percebebido.
Mas como assim? Ora, aquela construção perto do Parque Farroupilha que tem fachada simples e com palavras exibidas na escada? Qual foi a sua importância para o "PAÍS"? Ou aquela ponte que cruza o Arroio Dilúvio? Aposto que não sabes da particularidade que ela tem em escala mundial. E o que significa o lema da cidade?
Não sabes responder estas simples perguntas? Mas conheces o nome de 5 pontos turisticos da cidade de Nova Iorque, 5 guerras que os Estados Unidos batalharam, e no mínimo, assistiu documentários sobre outros paises que o instigou a visitá-los.
Pois é, mas no que depender de mim, nesse espaço, quero compartilhar (e conhecer outros) fatos/pessoas/locais que contam sobre um pouco daqui.
Em breve estarei postando sobre pessoas que fizeram história daqui, locais que foram palco da cidade e contribuirei com livros que nos contam essas particularidades.

2 comentários:

  1. Bueno fico no aguardo, e no que precisar.

    Conte comigo que estarei lá.

    ResponderExcluir
  2. São pessoas como tu que deixam nossa história mais interessante e nossa Porto mais alegre...

    Aguardo ansiosa...

    Bjux!

    ResponderExcluir