Related Posts with Thumbnails O blog do Rodrigo: Gentilicios...

domingo, 21 de dezembro de 2008

Gentilicios...

Pois é! Cá estou cumprir o que disse em compartilhar sobre minhas curiosidades não tão curiosas, e não é sobrefutebol, embora tenha começado pelo mesmo.

O fato é que assistindo o Jornal do Almoço, assisti o Paulo Santana, um gremista doente, deixar de falar sobre futebol naquele dia de cronica para dividir palavras sobre a tragédia catarinense vivida pelo excesso de chuvas num mesmo periodo, o que gerou numa tragédia que ele citou como "uma tragédia 'pluvial"...
Isso me lembrou quando eu estudando na terceira série eu estudei sobre águas pluvias e águas fluviais, mas que ainda não memorizara a diferença. Humildemente busquei o amansa-burro, e li que pluvial é relativo á chuva e que fluvial, do flumen, é relativo á rio...
Novamente as reticências, que com elas vem alguma continuação, e desta veio que flumen é a palavra que origina a palavra fluminense (aí um pouquinho do amado futebol), mas também do gentilicio do Rio de Janeiro. Eu, com a minha limitada criatividade, fui ligando uma coisa com a outra e me veio um clique "de que fluminense é aquele que se origina ou pertencente ao estado do RIO de Janeiro". Estava aí sanado uma dúvida que me acompanhava há algum tempo: a origem do termo fluminense ao se referir ao Rio de Janeiro.
E como uma avalanche, me surgiu outros gentilicios que não seguiam o nome do estado, como por exemplo: Ceará>cearense; Paraná> paranaense. O primeiro fui eu mesmo, gaúcho, que pe relativo á Rio Grande do Sul, te origem grossa, "Peão de estância, cavalheiro, ginete", o que difere do gaudério, que significa "vadio, malandro".
Pela minha busca veio também a origem das palavras 'potiguar' (individuo das potiguaras, povo indigena tupi que habitavam a região litorânea brasileira que hoje faz parte dos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte), 'capixaba' (que uma fonte traz como um pequeno estabelecimento agrícola, e outra diz que eram as roças indigenas que habitavam a região da capital, Vitória, na época da chegada dos portugueses), 'carioca' (que do tupi-guarani, 'kari oca' casa do branco, poderia ser uma referência á corte que se instalou na cidade do Rio de Janeiro, em épocas imperiais???), e chegando pelo vizinho estado 'barriga-verde'(que com discusões sobre a origem, estaria relacionadas aos combatentes catarinenses, que usavam uma larga faixa verde, como um cinturão, sob a túnica militar, que ficaram conhecidos na batalha contra o ditador Artigas do Uruguai).

E parecendo um episódio do seriado dos Simpsons, onde começa por uma coisa e termina por outra, encerro este post mostrando que querendo nós descobrimos o que quisermos, e de uma palavra simplória, se desencadeou uma série de descobertas gentilicas.

um abraço

p.s: Bibliografia:
-Dicionário Larousse cultural (que me acompanha desde a quarta-série);
-Enciclopédia Larousse Cultural;
-Enciclopedia virtual livre wikipedia: www.pt.wikipedia.org ;

Um comentário:

  1. Pois é, pois é...

    Rodrigo tmb é cultura!!
    Por mais incrível que pareça!!!

    ^^

    ResponderExcluir